Cantigas

CANTIGAS NOS DIAS ATUAIS!

O Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, sendo as cantigas os principais registros da época. O marco inicial do trovadorismo deu-se com a “Cantiga da Ribeirinha” escrita por Paio Soares de Taveirós.

As cantigas eram escritas pelos trovadores (autores de origem nobre), eram cantadas e acompanhadas por instrumentos musicais dividindo-se em dois grupos: líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de amigo) e satíricas (Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer).

Apresentaremos um resumo de suas respectivas características, e posteriormente exemplos de cantigas daquele período comparado com as músicas contemporâneas, para que assim mais próximo de nossa realidade obtenhamos uma melhor compreensão.

  • Cantigas de Amor: o “eu-lírico” é masculino, ou seja, um homem direcionando o seu amor, os seus sentimentos para uma mulher como uma figura idealizada e distante, mas nunca será correspondido devido pertencerem a diferentes níveis sociais (vassalagem amorosa). A palavra “coita” é frequente nas cantigas de amor que significa “sofrimento por amor”.

 

Na música do Seu Jorge – “Mina do Condomínio”, podemos perceber o “eu-lírico” masculino, o distanciamento e a  idealização da mulher, características presentes nas Cantigas de Amor:

  • Cantigas de Amigo: o “eu-lírico” é feminino. Retratava a vida nos arredores dos palácios, no campo. A temática gira em torno da saudade, lamento e choro, relacionado a um “amigo” (amado) que partiu para a guerra, que a abandonou para lutar como cavaleiro ou por outra mulher. As cantigas de amigo traziam a presença constante de um refrão e paralelismo.

Na música cantada por Adriana Calcanhotto – “Fico Assim Sem Você”, verificamos a questão de ser uma mulher cantando,  falando com “alguém” que tenha sentimentos especiais não de forma a demonstrar as intenções dela, associamos então as características das Cantigas de Amigo:

  • Cantigas de Escárnio: constituíam-se de uma crítica indireta, sutil, retratadas por uma linguagem mais velada.

Na música de Juca Chaves – “Atraso e Solução”, nota-se que ele critica uma mulher específica sem citar nomes, e faz uso de indiretas e ironias:

  • Cantigas de Maldizer: a crítica se dava de forma direta, mencionando o nome da pessoa. Eram compostas por uma linguagem repleta de palavrões e de baixo calão, como no caso da música “Dona Gigi” – Os Caçadores:

Atualmente percebemos a influência da literatura trovadoresca em poemas e letras de músicas contemporâneas, basta parar, analisar e notar as semelhanças.

 

FONTE: https://cantigas.jimdo.com/tipos_de_cantiga.php

Por: Erika de Souza

 

 

 

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